Celebração ao Dia do Atleta Paralímpico reúne crianças e famíliares, em um momento inesquecível
No último domingo, dia 21 de setembro, o Distrito de Quatinga foi palco de uma experiência transformadora. Em celebração ao Dia do Atleta Paralímpico, realizamos um jogo inclusivo em parceria com o Projeto Incluir para se divertir, uma partida em que o placar ficou em segundo plano, e o verdadeiro destaque foi a alegria, a união e a força da inclusão social.
Antes do início da partida, nosso diretor BrunoLeonardo conversou com as crianças sobre o real significado daquele encontro. Ele destacou que o principal objetivo era promover a inclusão, criando um espaço onde todos pudessem participar, aprender e compartilhar momentos de convivência.
Para muitos dos atletas do Projeto Incluir para se divertir, oportunidades como essa são raras, segundo o Por isso, a emoção era visível no rosto de cada participante. Com o apoio e a torcida entusiasmada dos pais, as equipes se uniram em um jogo cheio de sorrisos, respeito e cooperação. No final, o resultado no placar foi apenas um detalhe — o que realmente ficou marcado foi a experiência de acolhimento e aprendizado mútuo.
Segundo Odair Pizzolito, membro da HEFAD, eventos como esse são fundamentais para a comunidade:
“São momentos que nos ensinam e mostram que somos capazes de realizar tudo o que queremos. Isso nos motiva cada vez mais a buscar melhorias e fortalecer a inclusão em nosso distrito.”
A presidente da Associação Beneficente Hoje Eu Fiz a Diferença, carinhosamente conhecida como Neninha, fez questão de reafirmar o compromisso com a inclusão social:
“As portas da nossa associação estarão sempre abertas para o Projeto Incluir para se divertir. Em breve, realizaremos novos encontros como este.”
Após a partida, atletas, familiares e amigos se reuniram em um momento de confraternização, celebrando não apenas o esporte, mas também a vida, a superação e a importância de construir uma sociedade mais justa e acolhedora para todos.
A inclusão transforma realidades. Quando abrimos espaço para todos, ganhamos como comunidade.
